Avenida Limeira, Nº 113 - Bairro Areião, Piracicaba (SP) contato@citeinstituto.org

Sobre

Bem-vindo(a) ao CITE
Bem-vindo(a) ao CITE

Governança responsável da terra e desenvolvimento rural sustentável.

O CITE é um Instituto que atua nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como fio condutor a governança responsável da terra e o desenvolvimento rural sustentável.

Todas as frentes de atuação do CITE são permeadas pelo enfoque territorial, isto é, o diagnóstico e a proposição de soluções são tratados de forma focalizada e regionalizada.

Nosso corpo administrativo e técnico

Equipe técnica

DIRETORIA


Richard Martins Torsiano

Richard Martins Torsiano

Diretor Presidente

Mestre em Cadastro e Ordenamento Territorial pela Universidade de Jaén, Espanha, especialista internacional em governança de terras. Trabalhou como Diretor de Ordenamento Fundiário do INCRA durante dez anos. É professor da Escola Nacional da Magistratura, consultor da FAO/ONU e Banco Mundial. Atua e possui vasta experiência em governança e administração de terras, gestão fundiária, cadastro e registro de imóveis.

Simone Beatriz Lima Ranieri

Simone Beatriz Lima Ranieri

Diretora Executiva

Engenheira Agrônoma (ESALQ/USP). Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental, Doutora e Pós-Doutora em Agronomia (USP). Experiência nas áreas de planejamento do uso da terra e avaliação de impactos de empreendimentos. No CITE atua como coordenadora executiva.

Alberto Giaroli de Oliveira Pereira Barretto

Alberto Giaroli de Oliveira Pereira Barretto

Associado Benemérito

Engenheiro Agrônomo, mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) e doutor em Ciências (ESALQ/USP), Pós-doutor (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais/CNPEM). Atua nas áreas de planejamento do uso da terra e modelagem espacial com ênfase em produção agropecuária sustentável, desenvolvimento rural e meio ambiente.

Laura Barcellos Antoniazzi

Laura Barcellos Antoniazzi

Associada Benemérito

Engenheira agrônoma e mestre em Economia Aplicada (ESALQ/USP), possui especialização em Gestão para Desenvolvimento Sustentável pela organização FormAmbiente de Nápoles. Fundadora, sócia e pesquisadora sênior da Agroicone. Atua com políticas públicas de sustentabilidade da produção agropecuária, restauração florestal, adequação do Código Florestal, impactos econômicos e ambientais na agricultura, tecnologias, intensificação sustentável, mudanças no uso da terra, e mudança do clima.

Marcela Almeida de Araujo

Marcela Almeida de Araujo

Associada Benemérito

Doutoranda em Economia Aplicada, economista, mestre em Agronomia (ESALQ/USP). Atua em projetos ligados à análise de políticas públicas e desenvolvimento rural sustentável. Tem experiência nas temáticas assistência técnica e extensão rural (ATER), transferência de renda e combate à pobreza, agricultura de baixo carbono, crédito rural, agricultura irrigada, análise de cadeias produtivas e segurança alimentar e nutricional, fortalecimento da agricultura familiar.

Marcelo Melo Ramalho Moreira

Marcelo Melo Ramalho Moreira

Associado Benemérito

Economista pela PUC-RJ, mestre em Economia pela FEA/USP e doutor em Planejamento Energético pela FEM/UNICAMP. Fundador, sócio e pesquisador sênior da Agroicone. Experiência com pesquisas e análises econômicas no setor agro, mudanças do clima, setor sucroenergético, agricultura sustentável, biocombustíveis, uso da terra, emissões de Gases de Efeito Estufa e Inventários Nacionais. Elaborou documentos técnicos e científicos utilizados em diferentes políticas públicas, incluindo a formulação da iNDC brasileira.

CONSELHEIROS

TITULARES


André Meloni Nassar
André Meloni Nassar

Engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), mestre e doutor pela FEA-USP. Tem sua carreira dedicada a setores do agronegócio, tendo trabalhado como pesquisador, consultor, executivo e em posições de cargos públicos. Começou sua carreira como assessor de economia da Sociedade Rural Brasileira de 1995 a 1997. Foi pesquisador do PENSA/USP até 2002, executivo da COPERSUCAR entre 2002 e 2003. Em 2003 se juntou à equipe do ICONE (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais), tendo sido diretor geral do instituto até 2013. Foi um dos fundadores e sócios da consultoria Agroicone. Entre 2015 e 2016 foi Secretário de Política Agrícola do MAPA e presidente do Conselho Superior da Embrapa. Em 2018 assumiu a presidência executiva da ABIOVE.

Durval Dourado Neto
Durval Dourado Neto

Engenheiro Agrônomo (UFV), Mestre (Irrigação e Drenagem) e Doutor (Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ/USP, Pós-Doutor em física do solo e modelagem em agricultura junto à Universidade da Califórnia. Atualmente é professor titular e diretor da ESALQ/USP. Atua, especialmente, em modelagem de sistemas agrícolas.

Heliomar Rios Ferreira
Heliomar Rios Ferreira

Juiz de Direito, atuou como Procurador do Estado e Oficial de Justiça Avaliaor de entrância especial em Fortaleza. Advogado, formado pela UNIFOR (2003). Desde sua formação vêm atuando em âmbito público. Atualmente, é titular da 1ª Vara Cível da comarca de Parnaíba-PI e membro do Grupo Especial de Trabalho de implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis do Judiciário do Piauí, designado pela Corregedoria do Estado do Piauí.

SUPLENTES


Adriana Sant’anna Coningham
Adriana Sant’anna Coningham

Atua como juíza de Direito há 22 anos. Atualmente é juíza auxiliar da Presidência do TJMT. Advogada, formada pela UFMT. Especializada em Direito do Estado; MBA em Poder Judiciário. Mestranda pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. É titular da Vara de Direito Agrário desde 2012 e integrou a Comissão Estadual de Assuntos Fundiários e Registros Públicos da Corregedoria do TJMT.

Marcelo Mateus Trevisan
Marcelo Mateus Trevisan

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com Especialização em Educação do Campo e Direito Agrário. Possui Especialização Internacional em Cadastro Multipropósito pela Universidade de Jaén na Espanha, na qual cursa Mestrado Internacional. Atuou junto ao INCRA e na Secretaria de Governo da Presidência da República. Atualmente, é consultor do Banco Mundial, junto ao Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí.

Ticiany Gedeon Maciel Palacio
Ticiany Gedeon Maciel Palacio

Juíza de Direito da 2ª Vara Cível de São José de Ribamar com competência em registros públicos desde 2012. Atualmente, está como coordenadora do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão. Mestre pela Universidade Autónoma de Lisboa. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa, tendo também concluído o MBA em gestão do Poder Judiciário pela Getúlio Vargas. 

Parceiros